6 Razões para visitar Dubai no Ramadã

Ramadan Kareem

Muito se escuta por aí que Dubai é impossível no mês do Ramadan, quando os muçulmanos praticam o jejum ate o por-do-Sol. O jejum é considerado um dos principais pilares da religião Islâmica, que conta com outras manifestações ao longo do ano. Em função da proibição de comer e beber em público, inclusive para os que não seguem a religião, listamos seis razões para visitar Dubai no Ramadan.

Concordamos que é um tanto inconveniente e ate desconfortável, principalmente pela dificuldade em encontrar restaurantes e lanchonetes abertas durante o dia – incluindo as praças de alimentação dos shopping centers. No entanto, muitos hotéis mantém os seus restaurantes funcionando normalmente para atender o público que não pratica o jejum.

Vamos ao que tem de bom em Dubai para os turistas durante o Ramadã:

1 – Poder participar de um dos principais festivais de culinária árabe que o mundo islâmico vivencia durante essa época do ano. No Ramadã, os muçulmanos jejuam o dia inteiro ficando sem comer, nem beber desde o nascer do sol ao momento em que os minaretes das mesquistas soltam o “Azan al Magreb” (chamado para a oração do pôr do sol), indicando a largada do Iftar, a principal refeição do dia. A partir desse instante rola o maior carnaval gastronômico. Suntuosos banquetes servidos em tendas montadas especialmente para esta celebração, trazem diversos pratos e quitutes preparados durante o Ramadan.

2- Conhecer Dubai e outros Emirados enfeitados para celebrar o mês sagrado. As ruas, prédios, hotéis e shoppings estão decorados, como se fosse o Natal no Brasil. É lindo!! O Emirado de Sharjah, vizinho adjacente de Dubai, se diferencia muito neste quesito.

3- Poder passear normalmente porque tudo relacionado ao turismo em Dubai & Abu Dhabi continua funcionando neste período. Há pequenas mudanças nos horários de funcionamento de algumas atrações, como o Museu de Dubai, que fecha um pouco mais cedo. Já os parque aquáticos e o Parque Temático da Ferrari (Abu Dhabi) abrem normalmente. Lanchonetes e restaurantes funcionam com áreas restritas para os turistas que não jejuam. As praias públicas e privadas ( hotéis) estarão disponíveis para quem quiser se banhar nas águas do Golfo Pérsico. Veja aqui com mais detalhes os horários e como vão funcionar as coisas em Dubai.

4- Poder fazer compras até tarde da noite sem que interfira na programação dos passeio de Dubai. No período de Ramadan, Dubai troca o dia pela noite, ou seja, cidade meio pacata de dia e super agitada até altas horas da madrugada.

5- Fazer ótimas compras com preços baratíssimos!! Neste ano de 2013, o Ramadan chega logo após o Festival de compras (chamado Dubai Summer Surprises), que ocorre no verão daqui ( que vai de junho à agosto). Vários descontos ainda continuam sendo oferecidas por muitas lojas e grifes. Notícia boa para a mulherada!!!! A Victoria Secret no Dubai Mall, por exemplo, enlouqueceu nossa equipe feminina ontem com suas promoções.

6- Poder conhecer mais de perto a cultura e os valores religiosos árabes durante este mês sagrado. Para quem tem curiosidade sobre os beduínos e povos que seguem o Islam, visitar Dubai no Ramadan é o ideal.

Categorias: Islam Ocasiões Ramadan
  • Rosane de França Ramos

    Boa noite, estou morando em Sharjah a alguns dias, gostaria de saber se o Souk Gold é mais barato em Sharjah ou Dubai?
    Adorei as dicas e com certeza iremos fazer muitos passeios com vocês.
    Abraço
    Zane

    • Zane
      O Souk de Ouro de Sharjah é mais barato do que do Souk de Dubai. É mais bonito e mais típico ainda.
      Gosto do Souk Al Arsa também, na parte histórica. É pequeno mas é muito autêntico.
      Esperamos te ver nos nosso tours.

  • Simone

    Soraya, como vai?
    Sou Simone estive em Dubai com minha família à poucos dias na verdade chegamos no domingo dia 28/07/13. Meu contato é para agradecer o carinho a dedicação de toda sua equipe sua irmã Nesrin, Paula….. todos!
    Sem exceção! Quem dera que em todas nossas viagens pudéssemos ter acompanhamento de uma equipe como a sua!
    Muito Obrigada!
    Quando voltarmos entraremos em contato com vcs….com certeza!
    Bjs.
    Muito Sucesso!!!!!!

    • Simone
      Nós é que gostamos de estar com vocês. Criamos com cada cliente uma relação que fica para sempre alimentada por lembranças de bons momentos. E o Facebook está aqui para reforçar isso. Queremos ver as fotos de vocês em Dubai na página do Guia em Dubai no Facebook. Vamos ficar conectados. As meninas mandam beijos também. Felicidades e voltem sempre.

  • ivenia ehling

    Gostaria muito de conhecer Dubai no proximo ano. Qual eh o mes melhor para visitar Dubai ( o mes menos quente). O preco de hotels por noite. Obrigada

    • O período que sempre recomendamos é o da alta temporada, entre novembro e maio. Os meses muito quentes, estão entre Junho e início de Setembro.
      Quanto ao hotel, depende da categoria que você deseja e depende também da época em que pretende vir. Mas dá para ficar num hotel 4 estrelas pagando em torno de 250 USD por noite incluindo taxas e café da manhã. Já um hotel 3 estrelas de padrão internacional e bastante familiar aos brasileiros como a Rede Ibis, ai pode ser por 100 USD por noite incluindo taxas e café da manhã ( para 2 pessoas). Nada Mal ! Isso prova que Dubai pode ser um destino acessível.

  • + 55 41 3057 9700
  • + 55 41 9289 9007