Caligrafia árabe e Arabescos: artes islâmicas com séculos de história

  • Xicaras e pratos enfeites de caligrafia árabe
  • Lançamento do livro sobre caligrafia árabe do autor Moafak Helaihel
  • Capa livro caligrafia árabe
  • Quadro com abstrato de letras em árabe
  • Caligrafia árabe com arabescos
  • Tatuagem com caligrafia árabe nas costas
  • Tatuagem no pé

É impossível deixar Dubai sem comprar pelo menos um souvenir ou presente decorado com caligrafia árabe. As lojinhas estão cheias de quadros, roupas, lenços, joias lindíssimas que ficam ainda mais charmosas decoradas com letras árabes escritas de forma artística. Dá vontade de comprar tudo de tão lindo que é, a gente tem que esconder a carteira (risos).

Mas você sabia que o seu souvenir carrega séculos e séculos de história? Vem com o Guia em DUBAI que a gente deixa você por dentro dessa arte milenar que reflete a alma dos povos árabes.

A caligrafia árabe surgiu como uma expressão da fé islâmica. Segundo a religião muçulmana, Allah falou em árabe e suas palavras foram registradas nesse idioma no livro sagrado Alcorão. Daí sua importância para os fiéis, que consideram a escrita árabe um tesouro espiritual. Durante séculos e séculos a caligrafia foi usada para preservar e difundir o Alcorão e os ensinamentos do profeta Maomé. Só lembrando: não tinha impressora nem máquina de escrever (laptop nem pensar!) naquela época, para reproduzir um livro tinha que ser na mão mesmo. Ainda bem que os calígrafos tinham muuuita paciência (risos)!mil e uma noites vira arte e não poderia ser diferente com a caligrafia. Arabescos e formas geométricas foram adicionadas para embelezar ainda mais a arte da escrita árabe e com o tempo o talento dos calígrafos passou a ser usado na ornamentação de palácios, prédios públicos, joias, moda, obras de arte e muito mais. É muito comum aqui nos Emirados as mesquitas serem decoradas com caligrafia trazendo trechos do Alcorão. A Sheikh Sayed é um exemplo maravilhoso, a mesquita é um luxo, uma obra-prima da arquitetura árabe islâmica, imperdível para quem está em Abu Dhabi. Ela é cheia de elementos da caligrafia árabe, o tapete persa (que é o maior do mundo) tem motivos de arte islâmica e logo na parte central coberta da mesquita tem um paredão que é uma obra de arte extraordinária com os 99 nomes de Deus no Islã escritos em caligrafia árabe com arabescos.

Caligrafia árabe no Brasil

Atualmente, a arte da escrita ultrapassou as fronteiras dos países árabes. Em diversas partes do mundo artistas aliam criatividade pessoal a essa arte milenar para criar obras de encher os olhos. No Brasil, o calígrafo e artista plástico Calígrafo Moafak Helaihel é uma referência. Ele nasceu no Líbano e mora em Curitiba há mais de trinta anos, onde desenha artes ma-ra-vi-lho-sas para quadros, tatuagens e objetos de decoração.

Moafak também escreveu o livro “Livro Sobre A Caligrafia Arabe” juntos com a BIBLIASPA, que aliás, super recomendamos para quem quiser saber mais sobre o assunto. Lá ele conta, entre outras coisas, que existem seis estilos básicos (Kufi, Naskh, Thuluth, Ruq’ai, Diwani, Taliq ou Farsi) e desses derivam mais de 350 estilos! E também, que além de se inspirar nos valores da fé islâmica, a caligrafia busca elementos nas artes abstratas e na arquitetura árabe.

Caligrafia e Arabescos juntinhos

A caligrafia faz parte de um conjunto muito rico (e muito lindo!) das artes visuais do mundo islâmico. Além dela tem o arabesco, pintura, miniatura e outras modalidades. O arabesco é uma arte que anda de mãos dadas com a caligrafia. Se você tiver (ou já teve) a oportunidade de folhear um Alcorão ou outro livro muçulmano, note que as bordas das páginas provavelmente são decoradas com flores, folhas, padrões geométricos formando figuras com retas ou curvas entrelaçadas: isso é um arabesco. Além de enfeitar livros, o arabesco é usado para deixar ainda mais lindos os objetos de decoração (principalmente cerâmicas) e na arquitetura.

Na sua viagem para Dubai você comprou alguma lembrança ou presente com caligrafia árabe? Conte pra gente nos comentários!

 

Categorias: Islam Filmes e Livros sobre Cultura Árabe
  • + 55 41 3057 9700
  • + 55 41 9289 9007