Funcionamento dos pontos turísticos em Dubai e Abu Dhabi no Ramadan 2013

Muitas são as dúvidas sobre como funcionam os pontos turísticos em Dubai e Abu Dhabi durante o Ramadan em 2013, que coincide com o período de alto verão (Julho). Apesar do calor e do jejum muçulmano, que muda um pouco horário de alguns locais e atrações turísticas, os viajantes vão poder aproveitar Dubai como quase em qualquer outra época do ano, desde que entendam e saibam como tudo funciona. Então nós, do Guia em Dubai, pesquisamos e listaremos, abaixo, as principais atrações dos Emirados com seus horários de funcionamento. Assim, você pode se preparar e se programar melhor para a sua viagem de férias no mês sagrado islâmico :

Shoppings e Mercados típicos

No shopping Dubai Mall, onde tudo de bom acontece como o Show das águas, festivais, eventos, exposições, etc, as lojas vão funcionar de domingo à sábado das 10h até 13h. O que desagrada os turistas é que os restaurantes e a praça de alimentação abrem somente a partir do Iftar (a hora da quebra do jejum muçulmano, próximo das 19:20) até às 2h, sendo que alguns estabelecimentos funcionarão até às 3h da madrugada. A excelente notícia é que os grandes shoppings de Dubai estão vinculados a hotéis, que tem alguns restaurantes funcionando normalmente. Ou seja, quem vai estar fazendo compras durante o dia pode tranquilamente dar uma esticadinha até um desses hotéis para almoçar ou fazer um lanche da tarde.

Mall of the Emirates no RamadanO mesmo se aplica ao shopping do Sky Dubai, o Mall Of the Emirates, que está ligado aos hotéis Kempinski e Sheraton oferecendo restaurantes com buffet. Portanto, podem aproveitar, fazer compras e comer a vontade quando bater a fome.

Dubai tem seus Souks (mercados típicos) que vendem ouro, especiarias, tecidos e souvenirs. Na parte antiga, eles vão abrir de 9h às 22h de sábado à quinta-feira; e sexta-feira, a partir de 15:30 até 22h. O Souk do Madinat Jumeirah, na parte moderna da cidade, as lojas vão funcionar das 11h às 0h (meia-noite), e seus restaurantes e cafés de 19 às 3h (exceto o restaurante Toscana que vai funcionar de 12am à 12pm e os restaurantes dos hotéis conectados ao souk).

Dubai Museum

Para os que gostam de história, o Museu de Dubai abre as portas de 9h até 16h(sábado à quinta-feira); e 14h às 16h(sexta-feira).

Parques de diversão e praias

Os brinquedos do Parque Temático da Ferrari (Abu Dhabi) estarão prontos para a sua diversão das 11h às 20h (terça-feira até domingo) e os restaurantes vão funcionar normalmente. Infelizmente, o único brinquedo que não irá funcionar durante o Ramadã é a Formula Rossa (principal montanha-russa). Mas não desanime, pois há outra espécie de montanha-russa, chamada Fiorano GT Challenge.

O Parque Aquático Aquaventure, no Hotel Resort Atlantis, vai abrir todos os dias das 10h até o pôr-do-sol e seus restaurantes vão funcionar normalmente.

O Parque Aquático Wild Wadi, que fica ao lado do Burj al Arab Hotel, estará aberto das 10h às 20h (domingo à quinta-feira); e de 10h às 22h(sexta-feira e sábado). A área de alimentação vai operar em horário normal.

As praias públicas e particulares dos resorts funcionam normalmente.

Brasileiras na MesquitaSheikh Zayed Grand Mosque

A deslumbrante Mesquita de Abu Dhabi, abrirá para visitação de 9h às 14h (sábado até quinta-feira) e, para os muçulmanos fiéis, ela fica aberta 24h. Prepare sua máquina fotográfica, pois aqui você vai fotografar dos detalhes em ouro nos lustres e pilastras até os desenhos no maior tapete persa do mundo. As mulheres devem estar trajadas como muçulmanas, vestida de capa pretas ( Abayas), para entrarem na mesquita.

Categorias: Dubai Emirado Abu Dhabi Dubai Mall Ramadan
  • Eunice Santos

    Os Souks em Deira (Dolg e Spice) abrem normalmente na 6a. feira? Obrigada

    • Olá Eunice, como sexta-feira é um dia religioso o funcionamento é realmente diferente. Os Souks de Ouro, Especiarias ou Tecidos ficam abertos normalmente de 16:30 às 22:30. Algumas lojas funcionam até mais tarde, tipo 23h / 23:30. No Ramadan e nos feriados, os horários também variam. É bom verificar se a data da sua visita coincide com essas ocasiões. Boa sorte e boas compras!
      Um abraço,
      Gabriela

  • ALEXANDRE CALADO

    Ola amigos,
    Estive em Julho de 2013 em Dubai. Fiz passeios com a equipe do Guia em Dubai,com destaque para o passeio em Mussandan,em Omã e o Safari no Deserto. Atenciosos,cultos e solicitos, recomendo demais esta equipe. Tive o prazer de viajar com Soraia,Gabriela,Paula e Glaucia(do blog Glauciaemdubai),muito bom. Parabens.

  • Bom dia Soraya
    Estive a ler com muita atenção o seu post, confesso que apreciei muito o conteúdo. Regressei no mês de Junho de Marrocos, uma cultura muito parecida com Dubai, ouvi falar muito do mês de ramadan que se aproximava. O teu artigo na verdade é muito instrutivo e, sobretudo para quem pretende viajar para esses países, é necessário respeitar as suas tradições e culturas. Por ser um pouco diferente acaba por trazer mais motivação e curiosidade aos visitantes. Afinal de contas viajamos relaxar e aprender com outros povos!

  • Oi, Soraya. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Olá Natalie, tudo bem?

      Ficamos super prestigiados com a escolha do nosso post para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Estamos preparando mais artigos interessantes para manter sempre atualizado o site do Guia em Dubai.
      Muito obrigada!

      Boa semana,
      Soraya

  • + 55 41 3057 9700
  • + 55 41 9289 9007