10 Curiosidades sobre o Ramadã


Ramadã é mês do jejum e da aproximação com a religiosidade de cada muçulmano. Ritos, costumes e tradições acabam nascendo em torno deste período que faz com ele tem um vibe toda especial. As pessoas acabam fazendo jejum de dia e a noite após o por do sol é que libera a comilança. Vamos para uma lista de 10 curiosidades sobre o Ramadã na maioria dos países árabes e especialmente em Dubai:

  1. Shoppings, lojas e restaurantes ficam  aberto até altas horas  da madrugada. Em função disso quase que troca-se o dia pela noite.
  2. Fartura gastronômica nos  iftares, que são as refeições da quebra do jejum. Alta muvuca em torno desta refeição a principal do dia. acaba virando verdadeiro festivais da culinária.Pratos especiais preparados para esta época: sopas, salgados, doces e bebidas feitas somente no Ramadã.
  3. É o mês do socialização e coletividade. O muçulmana deve evitar quebrar o jejum sozinho. Isto acaba fazendo com que vizinhos, amigos e familiares se reunia para apreciar os iftares.
  4. É o mês da caridade e solidariedade, ajudas financeiras a pessoas carentes aumentam muito. Há muitos iftares oferecidos para  eles na frente das mesquitas onde montam tendas especiais.
  5. Neste mês é que a maioria dos muçulmanos faz o Zakat que é uma espécie da caridade.
  6. Jornada de trabalho reduzida em cerca de duas horas para os muçulmanos. Em ato de solidariedade com o estado físico e emocional deles.
  7. As cidades ficam  enfeitadas como se fosse quase Natal. Usa-se muito a meia lua e uma estrela.
  8. O muçulmana é obrigado a realizar uma oração diária a mais chamada Al Tarawih e é feita após o Iftar. Isto além das outras 5 obrigatórias diariamente.
  9. É o mês das novelas e programas nas  tevês. A maior parte das pessoas gruda nas telas para acompanhar novelas que duram 30 dias.  O Ramadã acabe sendo o mês dos  artistas do mundo árabe. Muitos deles lançam as suas novidades especialmente neste mês.
  10. As pessoas engordam ao invés de emagrecer considerando que um dos propósitos do jejum é  desintoxicar o corpo e desenvolver a capacidade de controlar a gula e os desejos de comer. Portanto deveriam emagrecer  mas o que acaba acontecendo é o contrário.

 

Então estas curiosidades sobre o Ramadã revelam um pouco das tradições ramadanenses e algumas delas caiem no gosto até dos não adeptos da religião que acabam virando simpatizantes.

Categorias: Islam Curiosidades Ramadan
  • + 55 41 3057 9700
  • + 55 41 9289 9007
HostFirewall