Al Bastakia

É o quarteirão mais pitoresco e tradicional na região histórica. Diz a lenda que foi construído no século 19 por antigos mercadores persas que se beneficiavam das flexíveis regras do comércio em Dubai. Tanto que, o nome do bairro remete à cidade de Bastak, no sul do Irã.

O local é marcado por diversas casas históricas que foram restauradas mantendo os seus traços originais. Destaque para as típicas “Torres de Vento”, Wind Towers ou Barjeel, que funcionam como antigos ventiladores naturais, e para os becos e corredores estreitos que entrelaçados mais parecem labirintos, onde são fáceis de entrar e difíceis de sair. Muitas das residências típicas foram transformadas em galerias de arte, museus, locais para eventos, pousadas,  lojas, cafés, restaurantes, etc.

E por falar em casas típicas, não há lugar melhor em Dubai para se observar de perto os fortes traços da arquitetura islâmica  residencial, do que na Al Bastakia. O charme fica por conta da presença de pátios internos descobertos, arborizados e bem decorados no centro de cada residência. Essas áreas foram feitas para  proteger a intimidade familiar, principalmente para deixar as mulheres mais à vontade.

Recomendamos visitar o The Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (SMCCU), o centro cultural criado para educar e informar os visitantes sobre as tradições e os costumes locais.

 

  • + 55 41 3057 9700
  • + 55 41 9289 9007