Burj em Árabe significa Torre. Detentor do invejável título de “edifício mais alto do mundo” conforme as Normas Arquitetônicas Internacionais. Alcançou este recorde com os seus 828m de altura e 160 andares habitáveis superando assim, o edifício Taipei 101 em Taiwan (508m) e o Petronas Twin Towers na Malásia (452m). A torre, fora concebida com o nome do Burj Dubai e foi rebatizado de Burj Khalifa no dia da sua inauguração em janeiro de 2010. Com este projeto, Dubai aumentou a sua coleção de obras megalomaníacas.
O estilista italiano Georgio Armani, em parceria com a Emaar, construtora do Burj, abriu o seu primeiro hotel , Armani Hotel Dubai, ocupando 35 andares do arranha-céu. Com esta iniciativa o Armani faz a sua estréia no mundo hoteleiro celebrando com o seu estilo e glamour os altos padrões de design. A reserva da suite Dubai Armani custa em torno 7000 dólares na baixa temporada.
Uma grande atração no Burj é o deck de observação-At The Top, aberto ao público. O mirante fica no andar 124 a 442 metros de altura. A subida até o topo virou um programa indispensável aos turistas da cidade . O custo do tour aos céus custa 100 dirhams ( em torno de 27 dólares), caso o ticket for comprado com antecedência e horário marcado. A boa notícia é que a compra pode ser feita online pelo site do Burj Khalifa, com uma antecedência de no máximo 30 dias da data da visita.
Ao lado do Burj Khalifa fica o imponente shopping Dubai Mall, considerado um dos maiores do mundo. Possui além das suas mais de mil lojas, inúmeras opções de entretenimentos para turistas e residentes.
Vejam alguns números & curiosidades da torre:
- Altura :828 m
- Andares: 160
- Elevadores : 57
- Inauguração: 4 de janeiro 2010
- Custo do projeto : em torno de 4,1 bilhões de dólares
- Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma flor-de-lis
- O Burj Khalifa possui o peso equivalente de 100 000 elefantes
- Para limpar todas as janelas de Burj Khalifa, seria necessário, pelo menos, 4 meses
- Os aços que foram precisos para construir Burj Khalifa, daria para construir uma ponte chegando até 1/4 do planeta Terra (Dos Estados Unidos ao Oriente Médio)