Comidas típicas no Ramadã
Nem tudo é sobre o sacrifício e a abstenção de comida e bebida no Ramadã ( ou Ramadan). Existe o lado delicioso do mês de Jejum Islâmico representado pelo carnaval gastronômico das mil e uma receitas de comidas típicas feitas somente nessa época.
São pratos salgados, doces, bebidas quentes e frias que enriquecem as refeições da quebra de jejum chamadas IFTARES.
Aqui vai uma lista alguns dos pratos populares durante o Ramadã pelo Mundo Árabe afora:
Kunafa
Doce feito com massa de farinha de semolina e/ou aletria (cabelinho de anjo), recheado ou com queijo ou com nata e servido com pistache. No final é molhado com uma calda doce feita com água de rosas, canela e cravo.
A kunafa é muito popular na gastronomia de vários países árabes porém com algumas adaptações deliciosas em cada região.
Qataif قطايف
É um dos doces de maior sucesso. Parecido com uma panqueca, só que mais esponjosa e fofa. Servido de várias formas: cru, sendo a massa só com o Qatr que é a calda doce com água de rosas, ou recheado com creme, queijo ou nozes. Eles também podem ser fritos.
As docerias árabes dão um lugar de destaque para o Qataif no Ramadã. Até os supermercados vendem prontinhos bandejas da massa com a calda num potinho á parte. Delícia pura!
Hareess هريس
Comida árabe salgada criada pelo Emirati beduíno. É feito com carne de carneiro e trigo, que misturados, cozinham por horas e horas até a carne ficar desfiada e tudo virar uma pastinha. Parece um pirão e é servido com uma manteiga especial por cima. Hummmmm!!!
Muitos podem não gostar do Hareess na primeira prova, mas depois de um tempo acaba virando uma paixão. O prato é um orgulho nacional do povo emarati.
Lugeimat لقيمات
Doce típico nos países do Golfo. Parecido com o bolinho de chuva brasileiro. A massa é feita com açafrão, por isso que fica com tom amarelo. Os bolinhos servidos fritos e cobertos com o melaço de tâmaras e semente de gergelim.
O Lugeimat é considerado um orgulho nacional nos Emirados Árabes. Em todas as ocasiões de celebração públicas, há barracas servindo pratos típicos onde esse doce não pode faltar.
Ao contrário do que muitos pensam, algumas pessoas engordam durante o jejum devido a comilança do Ramadan que rola à noite a partir da hora do Iftar (principal refeição do dia ao pôr-do-sol). E agora, ficou com vontade de provar essas comidas árabes?