A vitória na competição para sediar a Expo 2020 (no dia 27/11) e o Dia Nacional (02/12) deixam Dubai em clima de comemoração. Ruas, carros, prédios, shoppings e jardins foram enfeitados com adereços e luzes, principalmente, com as cores da bandeira emirati.
A grande vibração dos Emirados Árabes Unidos (EAU) acontece pelo seu aniversário de 42 anos. Exatamente no dia 2 de dezembro de 1971, o falecido presidente Sheikh Zayed, fundou o país (leia mais sobre os Emirados Árabes Unidos) com seus 7 Emirados (Estados). Comemoração que está agitando não só Dubai e Abu Dhabi, mas o país inteiro com várias atividades, como desfiles, fogos de artifício bem coloridos, shows com música e dança.
A celebração também acontece pela exposição mundial de ciências e cultura que vai acontecer pela primeira vez no Oriente Médio com o tema “Conectando mentes, criando o futuro”, daqui há 7 anos, durante 6 meses. Dubai foi escolhida numa votação do Bureau Internacional de Exposições (BIE), em Paris, vencendo São Paulo, no Brasil; Izmir, na Turquia; e Ecaterimburgo, na Rússia. Centenas de pessoas assistiram a cerimônia por telões diante do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, que ao final, com a vitória, iluminou o céu de Dubai com uma surpreendente e maravilhosa queima de fogos de artifício.
O objetivo da cidade dos Emirados Árabes na Expo 2020 é inovar em mobilidade, sustentabilidade e oportunidade, na qual os organizadores prometem sugerir propostas para novos modelos econômicos que considerem o intercâmbio de culturas, o progresso tecnológico e o respeito ao desenvolvimento sustentável.
Se a principal contribuição deixada por uma edição do evento foi a Torre Eiffel, ícone de Paris, imagine qual será o grande legado deixado pela Expo 2020 em Dubai.