O Creek é um canal ou um braço do mar que divide a cidade ao meio. Uma visita ao calçadão que beira o Creek oferece um panorama geral desta região histórica, mostrando um mix de prédios modernos, lado a lado, com construções históricas recém restauradas. A observação do que rola por alí é o testemunho do glorioso passado que Dubai desempenhou na região, desde o advento das dinastias islâmicas Umayyad e Abbasid, época em que a cidade se consolidou como entreposto comercial para as caravanas que atravessavam o Golfo Pérsico e o Oceano Índico.
Notável é a movimentação dos “Dhows”, embarcações de madeira que fretam mercadorias a inúmeros países vizinhos como Irã, Índia, Iraque e alguns países africanos, através do seu pequeno porto que se estende por boa parte do canal.
O local é impregnado de agito & movimentação causados tanto por moradores e comerciantes, quanto por centenas de turistas de várias nacionalidades. Vale mencionar aqui também, o charme do ir e vir dos “Abras” (táxis aquáticos).
- O Creek traçando a história de Dubai desde os seus tempos de vilarejo pesqueiro