A Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

É uma belíssima obra da arquitetura islâmica.  A Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi foi iaugurada em 2007 e nomeada em homenagem ao  Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, o fundador dos Emirados Árabes. Considerada a 3ª maior mesquita do mundo com capacidade de acomodar 40,000 fiéis, perde em tamanho apenas para as mesquitas em Meca e Medina, cidade sagradas dos muçulmanos na Arábia Saudita.
Tudo na mesquita encanta por tanta beleza tanto na parte interna quanto na parte externa. Ela traz o melhor da arquitetura e decoração islâmica num estilo moderno usando elementos estéticos nas construções típicas: cúpulas, colunas, arabescos, mosaicos, geometria  e caligrafia árabe. A inspiração em design veio dos palácios e fortalezas Persas, Andaluziacas, Mouras e Otomanas.
A parte externa se destaca pelas reluzentas 80 cúpulas brancas e pelos 4 minaretes podem ser vistos já na entrada de Abu Dhabi.  Seus amplos pátios e mais de mil colunas são cobertos de mármore branco importado e decorados com mosaicos coloridos em formas florais. Há presença de muitos espelhos água e jardins repletos de palmeiras e outras vegetação típica.
 
Seu interior é composto por três salões sendo um grande e dois menores dedicados às preces regulares diárias de homens e mulheres separadamente e com acesso restrito. O acesso para visitas turísticas é liberado no salão grande onde realmente sentimos a grandiosidade desta obra. Logo na entrada se depara com paredes e piso cobertos de mármores coloridos em relevo reproduzindo os jardins suspensos do paraíso tanto descritos no Alcorão. Há a presença de vários lustres cravejado de cristais Swarovski, pedras semi preciosas, prata e outros materiais nobres.  O lustre central  é o mais impactante pelo tamanho e pela brilho. O chão é coberto por um tapete persa de deixar qualquer um de boca aberta. Considerado o maior tapete do mundo, foi fabricado por mais de 1200 artesãs medindo 5,627 m2  e pesando 47 toneladas.  Uma paredão central traz uma gigante obra de arte formada por flores que trazem os 99 nomes de Allah citados no Islã.
Certamente é um dos pontos altos de turismo  em Abu Dhabi, junto com as atrações nada modestas da Yas Island como o Yas Marina Circuito da Fórmula 1 e o Parque Temático da Ferrari .

Informações para visitação da Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi:

A visita a Mesquita do Sheikh Zayed é uma excelente oportunidade para conhecer como os muçulmanos praticam a sua religiosidade. Recomendamos que usem roupas discretas ao fazer esta visita. As regras de vestimenta para as mulheres são um pouco rigorosa. A  mesquita oferece vestimenta adequada para homens quanto para mulheres em visitas privadas. Uma outra  opção é comprar uma  capa inteira, chamada abaya, vem com véu para cobrir os cabelo, facilmente encontrada nas lojas.
Casais devem evitar se tocarem, nem se encostarem um no outro ou  até colocar a mão no ombro dos parceiros. Podem andar próximos mas sem toques. Caso por erro tirem  foto enquanto encostados, no máximo  pode acontecer de  algum segurança pedir par deletar a foto.

Horário de visitas em meses regulares: 
De sábados às quintas feiras: das 9h às 22h
Sextas-feiras :  das 16h30 às 22h

Horário de visitas durante o mês de Ramadã: 
De sábados às quintas feiras: das 9h às 13h
Sextas-feiras:  não abre para visitação turísticas somente para fiéis.
 
Site da  Mesquita Sheikh Zayed  www.szgmc.ae.

  • + 55 41 3057 9700
  • + 55 41 9289 9007